Mostrar mensagens com a etiqueta Lígia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Lígia. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Promoção para a Saúde

As turmas 24 e 27 do 3.º e 4.º anos assistiram a um programa de Promoção para a Saúde .
Abordámos temas como o Alcoolismo, Tabagismo e Drogas. Vimos alguns filmes e power points e ficámos a saber quais os malefícios e a prevenção destes problemas. 
Após estas sessões os alunos foram orientados pelas professoras para a contrução de cartazes alusivos a estes temas.
 Consultaram o Guião:"Como fazer um Cartaz" e estes foram alguns dos cartazes elaborados pelos alunos.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Construção de um Livro Digital






O projecto de Promoção da Leitura terminou com a construção de um livro digital elaborado pela professora bibliotecária Lígia, com a colaboração dos alunos das escolas : EB1 do Bairro Operário, EB1 de Bensafrim, EB1 de Espiche e EB1 da Luz. Estes alunos foram os artistas plásticos que fizeram as bonitas ilustrações do livro. Este trabalho teve como base o visionamento do vídeo "A menina que detestava livros" na actividade realizada em Fevereiro.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Visita do Sr.Borba - Feira do livro Bensafrim

Hoje foi o último dia da feira da Feira do Livro de Bensafrim. Encerrámos este dia com uma visita muito especial à nossa escola - O Sr.Borba!


Todos os alunos e professores receberam o Sr. Borba com carinho e entusiasmo.


Contou-nos muitas histórias...! Como era Lagos antigamente, quando não havia esgotos nem água canalizada no nosso concelho. Até histórias de muitas pessoas que quase todos os adultos da escola conheceram e o que elas faziam.


Falou-nos das" Maias", que eram bonecas feitas de pano com roupas coloridas, colares e flores. Estas bonecas colocavam-se às portas das casas, comemorando assim a primavera.


Conhecem as "rolhas de maio"? Pois é! São bolinhos feitos de massapão (massa de amêndoa,doce fino) em forma de rolha e dentro tinha um papelinho com uma quadra escrita. No dia 1 de Maio era costume fazer um piquenique no campo. E dizia-se: Vamos desarrolhar o Maio!


E tantas histórias!!! E ainda aquela do mês que há-de vir...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Semana da Leitura - Contos do Mundo

De 4 a 8 de abril as Bibliotecas Escolares das EB1N.3 de Lagos e EB1 de Bensafrim assinalaram a Semana da Leitura com a actividade "Contos do Mundo", com a professora bibliotecária Lígia Duarte,dando continuidade ao projecto desenvolvido no ano lectivo anterior. Os alunos estrangeiros escreveram na sua língua materna algumas palavras. Os colegas viram, ouviram e aprenderam palavras noutros idiomas.

Começaram por assinalar no mapa o seu país de origem com bandeirinhas dos respectivos países.
Também foi explicado o significado das cores das bandeiras. Os alunos participaram com muito entusiasmo nestes momentos de partilha de pratos típicos, tradições e costumes de outras culturas.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Semana da Leitura


A Semana da Leitura decorre entre 4 e 8 de Abril com o tema "Circuitos de Leitura".

A Biblioteca promove um Concurso de Leitura "Viaja com os livros". De segunda a quinta-feira, no início das aulas serão distribuídos os excertos dos livros de cada dia que o teu professor irá ler.


Todos os livros falam de viagens e só tens de te dirigir à Biblioteca e descobrir qual é o livro a que corresponde o texto lido. Podes concorrer preeenchendo o cupão na biblioteca.



Paralelamente decorrerão nas Bibliotecas Escolares de Bensafrim e EB1N.º3 sessões de "Contos do Mundo", dando continuidade ao projecto do ano anterior. Os alunos estrangeiros partilharão as tradições dos seus países com outros colegas. Terás oportunidade de aprender algumas palavras novas.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A Lagartinha Comilona

Durante o mês de Março a professora bibliotecária Lígia Duarte apresentou um vídeo: "A lagartinha Comilona " enquanto fazia da leitura do livro. Para veres os registos desta actividade deixa o rato em cima das fotos para leres as legendas

.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

História da Rena

Este conto de natal teve enquadramento na quadra natalícia que atravessámos.

Os alunos colaboraram intervindo na história contando e dramatizando a história que fizera as delícias dos colegas.

Os alunos mais velhos deram continuidade à história por escrito, arranjando diversos finais.

Imagens das escolas EB1 Nº3, Bensafrim e Barão de S.João.

Professora Lígia Duarte