Mostrar mensagens com a etiqueta Hora do conto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Hora do conto. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia da Bibliotecas Escolares na EB1 do Bairro Operário



O Dia das Bibliotecas Escolares foi assinalado com várias atividades para todos os alunos.
Os  alunos fizeram slogans para a biblioteca e alguns deles foram escolhidos para marcadores de livros.
Ofereceram-se marcadores por toda a escola.
O aspeto exterior (partextual) que um livro apresenta, como o título, autor,imagem editora, sinopse foi trabalhado através de um simpático jogo. Todos os alunos realizaram esta tarefa com facilidade.
 Outra proposta era: "E se eu fosse um livro?" Que livro seria? como seria a capa? E de que assunto falaria?
Os alunos deram largas à sua imaginação e começaram a criar  a capa do seu livro.
E não se esqueceram de referir todos aspetos paratextuais!
E surgiram muitos títulos sugestivos e engraçados! Livros de aventura, ação, científicos, de histórias, fadas...
 Seguiu-se um momento de interação com um livro chamado: "Um Livro".
Todos os alunos quiseram participar, surpreendendo-se com esta obra.

A Biblioteca Escolar foi à EB1 da Luz

 A Biblioteca Escolar dinamizou algumas atividades com todos os alunos desta escola.
Os alunos ficaram a conhecer os aspetos paratextuais de um livro. Os alunos do 3.º e 4.º anos aprenderam a fazer uma sinopse na atividade :"Se eu fosse um livro".
 A professora São mostrou um livro interativo, em que todos os alunos participaram com muita alegria.
 O livro proporcionou a todas as crianças momentos divertidos e de prazer.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Receção aos 1.ºs anos Formação de Utilizadores EB1/ JI de SMª e EB1 do Bairro Operário

A atividade consistiu num pequeno jogo. Foram distribuídos aos alunos metades de cartões coloridos segundo as cores da Classificação Decimal Universal, que são as cores das cotas dos livros.

                           Os alunos procuravam o seu par completando com a metade do seu cartão.
Em seguida dirigiam-se à estante tendo como referência a cor, escolhendo um livro dessa prateleira.
Depois apresentavam aos colegasa razão da sua escolha, bem como os temas que faziam parte dessa estante.
A sessão terminou com um conto tradicional do Algarve: "O Macaco do Rabo Cortado".
Os alunos do Pré escolar de Santa Maria foram todos comtemplados com este conto, tendo reconhecido também as  vantagens e a necessidade de ter uma biblioteca escolar.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Feira do Livro EB1 N:ª 3 de Lagos

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro decorreu a Feira do Livro na EB1 N.º 3 de Lagos.
Todos os alunos tiveram a oportunidade de visitar a feira com os seus professores , amigos ou encarregados de Educação.
As visitas à feira foram animadas com uma sessão de Conto "Inquieta", um conto de Natal de Margarida Fonseca Santos