Mostrar mensagens com a etiqueta Formação de utilizadores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Formação de utilizadores. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Receção dos alunos à Biblioteca Escolar na EB1/JI de Santa Maria

 Qs alunos do 1.º ano foram recebidos na biblioteca escolar pela professora bibliotecária.
Os alunos ouviram as regras da biblioteca e conheceram a organização do espaço e dos materiais
 Realizámos de um pequeno jogo "Qual é a estante deste livro?".
Verificou-se que os alunos perceberam que os livros estavam arrumados de acordo com a classe a que pertenciam.
A sessão acabou com um conto tradicional do Algarve.
Os alunos participaram ativamente com uma canção do próprio conto.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Receção dos alunos à Biblioteca Escolar na EB1 Bairro Operário

 A professora bibliotecária Lígia recebeu na biblioteca escolar, da Ecola do Bairro Operário, todos os alunos que entraram este ano letivo na escola.
Falamos sobre as regras, organização da biblioteca e a seguir fizémos um jogo prático sobre o que ouvimos.
 Todos participaram e commpreenderam que os livros pertencem a classes diferentes.
Os alunos não tiveram dificuldade em colocar o livro pedido no seu lugar.
Terminámos com um momento para contar uma história tradicional  da nossa região.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Receção aos 1.ºs anos Formação de Utilizadores EB1/ JI de SMª e EB1 do Bairro Operário

A atividade consistiu num pequeno jogo. Foram distribuídos aos alunos metades de cartões coloridos segundo as cores da Classificação Decimal Universal, que são as cores das cotas dos livros.

                           Os alunos procuravam o seu par completando com a metade do seu cartão.
Em seguida dirigiam-se à estante tendo como referência a cor, escolhendo um livro dessa prateleira.
Depois apresentavam aos colegasa razão da sua escolha, bem como os temas que faziam parte dessa estante.
A sessão terminou com um conto tradicional do Algarve: "O Macaco do Rabo Cortado".
Os alunos do Pré escolar de Santa Maria foram todos comtemplados com este conto, tendo reconhecido também as  vantagens e a necessidade de ter uma biblioteca escolar.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Receção aos Novos Alunos

A Receção aos alunos dos 1.ºs anos na Biblioteca Escolar foi realizada pela professora bibliotecária Lígia Duarte nas EB1 do Bairro Operário, Bensafrim, EB1/JI de Santa Maria e EB1 N.º3 de Lagos.
A atividade consistiu num pequeno jogo. Foram distribuídos aos alunos metades de cartões coloridos (com imagens) segundo as cores da CDU(classificação universal decimal), que são as cores das cotas dos livros.


Cada aluno procurava o seu par completando a metade do cartão.
Em seguida deslocavam-se à prateleira da estante tendo como referência a cor, escolhendo um livro dessa prateleira. Depois apresentavam aos colegas a razão da sua escolha, bem como os temas que faziam parte dessa estante.


A sessão terminou com um conto tradicional do Algarve."O macaco do rabo cortado".Os alunos do Pré-escolar também participaram ativamente neste conto.


As imagens que surgiam durante o conto ajudaram à memorização da canção.


Todos as crianças cantaram e fizeram de conta que tocavam viola como a personagem do conto.