Mostrar mensagens com a etiqueta Bilioteca Escolar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bilioteca Escolar. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Projeto SOBE Saúde Oral e Bibliotecas Escolares


A Dr.ª Elsa Santos esteve na EB1/JI de Santa Maria, onde desenvolveu duas sessões no âmbito do Projeto SOBE. Começou por um momento explicativo sobre os  cuidados a ter com a higiene bucal.
Na sala da Biblioteca foi preparado o momento prático. Todos alunos tiveram oportunidade  de receber um kit de escovagem com um copo, uma escova  e uma pasta de dentes.
A Dr.ª Elsa começou por colocar um liquido, que se chamava revelador de placa bacteriana. Bochechando com este líquido, este assinalava a placa bacteriana na boca deixando-a mesmo cor-de -rosa forte.

E qual não foi o espanto!
Quando se viram ao espelho, as gengivas e os seus dentes estavam completamente pintados de cor-de-rosa!
Então a Dr.ª Elsa, higienista oral mostrou como deveria ser feita  a escovagem correta dos dentes, sem esquecer a língua, que também é uma parte importante. 
Ah! E também usaram o fio dentário, que permite fazer uma limpeza perfeita, retirando os resíduos dos alimentos. 

Após a escovagem verificámos que a placa tinha sido removida.
 Mas....muitos ainda apresentaram os dentes cor-de-rosa na parte mais próxima da gengiva.
Pois! Foi sinal que a escovagem não foi bem feita!
Portanto, amiguinhos toca a escovar os dentes com cuidado!
Agradecemos à Dr.º Elsa toda a atenção e ensinamentos que nos deu. 
 As crianças assistiram aos vídeos que estão no site do SOBE http://www.sobe.pt/  e leram os livros disponíveis nas suas bibliotecas: "Dentinhos de Leite" e" O sorriso da Estrela".
O cartaz fez parte da exposição "Uma Boca Mil Palavras" que esteve patente na semana da Leitura numa sala dos Paços do Concelho de Lagos.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Histórias de Baralhar

Tendo como base cartões coloridos com imagens, os alunos escolheram em cartão de cada cor, que correspondia a um herói, um espaço, um mau que atrapalha, um personagem bom que ajuda .....
           Apelámos à imaginação e....
Todos se sentiram motivados e participaram ativamente construindo histórias engraçadas.
 Alguns alunos ficaram surpreendidos, uns por terem elaborado uma história grande, outros pela graça que a própria história encerrava.
No final, os alunos comentaram que tinha sido fácil escrever uma história bonita. 
As turmas do primeiro ano das escolas do Bairro Operário e Santa Maria, participaram nestas sessões com a professora Lígia, na construção de histórias, neste projeto "Histórias de Baralhar".

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Livro:"A Grande Fábrica das Palavras" e Escrita Criativa


    Destacámos esta semana a leitura de um livro: "A Grande Fábrica das Palavras"
Este livro fala de um país onde as pessoas quase não falam. Neste estranho país, é preciso comprar e engolir as palavras para pronunciá-las. O pequeno Filipe precisa das palavras certas para abrir o seu coração à bela Sara. Mas como fazer? O que ele lhe quer dizer custa uma fortuna.
Os alunos da EB1 de Espiche após assistirem a uma Hora do Conto, lançaram palavras que lhes vinham á ideia. registando-as em seguida.
 Em conjunto, todos os alunos participaram de forma ativa construindo um texto engraçado cheio de imaginação.

Aqui fica o registo da escrita da pequena história com as palavras selecionadas da Turma 20 - EB1 de Espiche.

"Numa cidade cheia de liberdade havia uma escola com uma professora, que tinha muito amor e muita ternura pelos seus alunos. Nunca precisava dizer:
-Calem-se por favor!
Esta terra ficava no planeta Júpiter, na cidade de Espiche.
Grande surpresa! Uma música vinha de uns canários do tamanho de um estojo, que saíam das mochilas dos meninos.
As crianças fizeram aviões de papel de jornal colorido e voaram neles junto com os canários até Nova Iorque."    
Estes alunos são do 1.ano da turma 21.
Vejam só o texto que estes meninos inventaram:

Na EB1 da Luz também se repetiu a sessão.
"A minha professora é doce como um coração.
Depois do almoço ela foi descansar com os alunos debaixo de uma árvore. Encontrou um a flor que vinha a voar dentro de um balão.
Então a flor perguntou:
-Onde está a zebra?
-Está a comer um queque e a jogar ao dado na erva.
- Obrigada! - disse a flor.
 De repente a zebra escorregou no sabão e deu um trambolhão caindo no chão."
Turma 21 - EB1 da Luz
                                                           O que acham destes textos?
Tenta fazer o mesmo ! Sózinho ou com companhia e vê o que sai. Vais divertir-te como eles!

sexta-feira, 1 de março de 2013

Preparativos Semana da Leitura"O Mar"




Professoras e alunos colocaram mãos à obra e....


de simples garrafões de água escreveram a palavra MAR, que é o tema da Semana da Leitura este ano.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Educas - a mascote da Biblioteca


A mascote da Biblioteca Escolar do Bairro Operário já tem nome.

Chama-se Educas! Um nome bem engraçado!

A autora deste nome á a Mariana Martins do 4.º ano.

Parabéns Mariana!