terça-feira, 14 de maio de 2013
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Livro:"A Grande Fábrica das Palavras" e Escrita Criativa
Destacámos esta semana a leitura de um livro: "A Grande Fábrica das Palavras"
Este livro fala de um país onde as pessoas quase não falam. Neste estranho país, é preciso comprar e engolir as palavras para pronunciá-las. O pequeno Filipe precisa das palavras certas para abrir o seu coração à bela Sara. Mas como fazer? O que ele lhe quer dizer custa uma fortuna.
Este livro fala de um país onde as pessoas quase não falam. Neste estranho país, é preciso comprar e engolir as palavras para pronunciá-las. O pequeno Filipe precisa das palavras certas para abrir o seu coração à bela Sara. Mas como fazer? O que ele lhe quer dizer custa uma fortuna.
Os alunos da EB1 de Espiche após assistirem a uma Hora do Conto, lançaram palavras que lhes vinham á ideia. registando-as em seguida.
Aqui fica o registo da escrita da pequena história com as palavras selecionadas da Turma 20 - EB1 de Espiche.
"Numa cidade cheia de liberdade havia uma escola com uma professora, que tinha muito amor e muita ternura pelos seus alunos. Nunca precisava dizer:
-Calem-se por favor!
Esta terra ficava no planeta Júpiter, na cidade de Espiche.
Grande surpresa! Uma música vinha de uns canários do tamanho
de um estojo, que saíam das mochilas
dos meninos.
As crianças fizeram aviões de
papel de jornal colorido e voaram neles junto com os canários até Nova Iorque."
Estes alunos são do 1.ano da turma 21.
Vejam só o texto que estes meninos inventaram:
Na EB1 da Luz também se repetiu a sessão.
"A minha professora
é doce como um coração.
Depois do almoço ela foi descansar com os alunos debaixo de
uma árvore. Encontrou um a flor que vinha a voar dentro de um balão.
Então a flor perguntou:
-Onde está a zebra?
- Obrigada! - disse a flor.
De repente a zebra escorregou no sabão e deu um trambolhão caindo no chão."
Turma 21 - EB1 da Luz
O que acham destes textos?
De repente a zebra escorregou no sabão e deu um trambolhão caindo no chão."
Turma 21 - EB1 da Luz
O que acham destes textos?
Tenta fazer o mesmo ! Sózinho ou com companhia e vê o que sai. Vais divertir-te como eles!
terça-feira, 23 de abril de 2013
Feira do Livro EB1 do Bairro Operário
A Escola do Bairro Operário assinalou ontem o Dia do Livro com a abertura da Feira do Livro, que estará nesta escola até ao final do mês.
Pais, encarregados de educação, familiares e alunos visitaram a feira, tendo adquirido livros com valores mais apelativos.
Todos os alunos visitaram a feira com os seus professores tendo oportunidade de escolher o livro que mais gostaram.
A feira encontra-se aberta das 15h:30m às 18h
Etiquetas:
Dia do Livro,
EB1 do Bairro Operário,
Feira do livro
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Turista por um dia!...
O Dia Internacional dos Museus celebra-se sempre no dia de 18 de maio, desde 1977.
Nem mesmo a propósito a turma 14 (EB1/JI de Santa Maria), da professora Ana Paula Campôa, saiu para o centro de Lagos, com a Drª Tânia da Câmara Municipal para, com a ajuda de um mapa pedido no Turismo, andar pela cidade descobrindo os pontos de interesse.
Esta atividade insere-se no projeto "Conhecer a Cidade/Turista por um dia", lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares e a Ordem dos Arquitetos.
Etiquetas:
Conhecer a Cidade,
EB1/JI de Santa Maria,
Efemérides
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Pedro Seromenho com o pré-escolar
O Pedro Seromenho conta histórias, desenha, estica-se... e os alunos gostam muito!
Esteve com os alunos do pré-escolar, em Santa Maria.
Etiquetas:
EB1/JI de Santa Maria,
Escritor Pedro Seromenho
Concurso de leitura 4ºanos 2013
O escritor Pedro Seromenho foi o convidado desta 5ª edição do Concurso de Leitura dos 4ºanos e foi um sucesso.
Concorreram 8 alunos:
Carolina Búzio, da turma 7 do Bairro Operário (professor Miguel Ferreira),
Afonso João, da turma 8 do Bairro Operário (professora Sandra Pereira),
Matilde da Silva, da turma 9 do Bairro Operário (professora Paula Neves),
Carolina do Carmo, da turma 10 do Bairro Operário (professora Teresa Teixeira) - 3º lugar,
Beatriz Cardoso, da turma 16 de Santa Maria (professora Véronique) - vencedora,
Rita Vieira, da turma 17 de Santa Maria (professora Élia Mendes) - 2º lugar,
Sílvia Neto, da turma 20 de Espiche (professora Maria Ivelise),
Miguel Dias, da turma 23 da Luz (professora Cláudia Bento).
Foi uma manhã bem passada e divertida, com um intervalo cheio de surpresas com um pequeno lanche servido pelos alunos do CEF Bar da Tecnopólis e com um teatro apresentado pelas alunos da turma profissional de Apoio à Infância, da Júlio Dantas.
O júri integrava vários elementos da comunidade educativa - o Dr. Joaquim Reis, presidente da Federação da Associação de Pais de Lagos, a professora Graça Cabrita, presidente da CAP do agrupamento, o próprio escritor, presidente do júri, o Dr. José Viegas, coordenador da UTCCT da Câmara Municipal de Lagos e a professora Lena Soares, professora bibliotecária do agrupamento.
A apresentação esteve a cargo da professora Lígia Duarte que teve a ajuda do Tiago e da Ana.
Um muito obrigada à Drª Manuela Rodrigues, da Biblioteca Municipal Júlio Dantas e à D.Eugénia Patameira, que nos trouxe o escritor.
Etiquetas:
Concurso de leitura,
Concursos,
Escritor Pedro Seromenho
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Escritor Pedro Seromenho
Na próxima sexta feira, dia 12 de abril, Pedro Seromenho vai ser o nosso escritor convidado para o Concurso de Leitura dos 4ºanos, que vai decorrer no auditório do Centro Cultural de Lagos, com início às 9.30.
Pedro Seromenho nasceu na República do Zimbabué, em 1975. Aos dois anos a sua família mudou-se para Tavira e, atualmente, vive em Braga.
Começou a escrever aos 25 anos mas é também ilustrador.
Um dos livros que temos nas nossas bibliotecas é o "Porque é que os animais não conduzem?"
Vamos espreitar o booktrailer?:
Etiquetas:
Concurso de leitura,
Concursos,
Escritor Pedro Seromenho
Subscrever:
Mensagens (Atom)









