terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dia da Internet Mais Segura

Hoje é o Dia da Internet Mais Segura!
Celebra-se sempre no segundo dia da segunda semana do segundo mês do ano. Este ano a 5 de fevereiro.
Por certo os teus professores já andam a falar sobre as questões ligadas a uma navegação segura na Internet.
Mas, se quiseres saber mais, visita a página do Minuto Seguro da sapo.pt. Lá encontras 40 pequenos vídeos com conselhos e dicas para uma navegação mais segura.
Ora espreita:

Este vídeo fala sobre as salas de chat e a possibilidade de falares com estranhos. Como prevenir situações desagradáveis??
Esta e muito mais situações nos outros vídeos que encontras nesta página.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Semana da Internet Mais Segura

Vem aí mais uma Semana da Internet Mais Segura - este ano de 4 a 8 de fevereiro.

Ficam aqui os vídeos oficiais desta semana e o link para a Seguranet, para poderes espreitar os vários jogos e atividades:
 

 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

"A Festa da Passagem de Ano"


Os alunos do Pré-escolar, 1.º ciclo da escola de Espiche, da Escola da Luz,  do Bairro Operário foram contemplados com uma deliciosa história: "A Festa da Passagem de ano" de Margarida Fonseca Santos. O fim de ano visto pelo Frik, um cão muito especial!
Terminado o conto, entregaram-se à ilustração do mesmo.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Participação no 1ºdesafio da Seguranet

Desenho do Alexandre da turma 15 de Santa Maria (professora Gorete)
 Desenho da Rafaela Martins da turma 7 do Bairro Operário (professor Miguel) 
Desenho do Miguel Ribeiro da turma 6 do Bairro Operário (professora Telma)
Desenho da Sandra da turma 16 de Santa Maria (professora Veronique)
Estes são os desenhos escolhidos para representar as turmas que participaram no 1ºdesafio da Seguranet.
Foram baseados na Carta dos Direitos das Crianças na Internet. Não conheces???

Então lê e vê se reconheces o direito exemplificado em cada um dos desenhos:

1.
Tens o direito de proteger a tua identidade quando estiveres a utilizar a Web.
2.
Tens o direito de não revelar dados pessoais se não souberes ou não tiveres a certeza de quem está do outro lado.
3.
Tens o direito de participar, de te divertires e de procurar toda a informação disponível que seja adequada à tua idade e personalidade.
4.
Tens o direito de te expressar livremente quando utilizares a Web, desde que respeites sempre os outros.
5.
Tens o direito de ser ouvido e de ser tratado com respeito.
6.
Tens o direito de proteger algo que tenhas criado, não importa onde, até mesmo na Internet.
7.
Tens o direito de ser crítico e debater tudo o que leste ou encontraste na Internet.
8.
Tens o direito de utilizar as novas tecnologias para desenvolver a tua personalidade e melhorar as tuas capacidades.
9.
Tens o direito de te proteger de vírus e lixo eletrónico (spam).


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um slogan para a biblioteca de Santa Maria


Mais uma atividade feita pelos alunos para o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares na escola de Santa Maria - fantásticos slogans para a biblioteca.
Quem sabe se não podemos construir uns marcadores com estes slogans?! 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Um amigo para o Bibliocas


Durante a atividade "Um Dia na Biblioteca" - que celebrou o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - foi pedido aos alunos que dessem um amigo ao Bibliocas que anda tão sozinho pela biblioteca da escola Santa Maria.
Ficam aqui os pretendentes. Será que ele vai gostar deles?!?

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Receção aos 1.ºs anos Formação de Utilizadores EB1/ JI de SMª e EB1 do Bairro Operário

A atividade consistiu num pequeno jogo. Foram distribuídos aos alunos metades de cartões coloridos segundo as cores da Classificação Decimal Universal, que são as cores das cotas dos livros.

                           Os alunos procuravam o seu par completando com a metade do seu cartão.
Em seguida dirigiam-se à estante tendo como referência a cor, escolhendo um livro dessa prateleira.
Depois apresentavam aos colegasa razão da sua escolha, bem como os temas que faziam parte dessa estante.
A sessão terminou com um conto tradicional do Algarve: "O Macaco do Rabo Cortado".
Os alunos do Pré escolar de Santa Maria foram todos comtemplados com este conto, tendo reconhecido também as  vantagens e a necessidade de ter uma biblioteca escolar.