segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Participação no 1ºdesafio da Seguranet

Desenho do Alexandre da turma 15 de Santa Maria (professora Gorete)
 Desenho da Rafaela Martins da turma 7 do Bairro Operário (professor Miguel) 
Desenho do Miguel Ribeiro da turma 6 do Bairro Operário (professora Telma)
Desenho da Sandra da turma 16 de Santa Maria (professora Veronique)
Estes são os desenhos escolhidos para representar as turmas que participaram no 1ºdesafio da Seguranet.
Foram baseados na Carta dos Direitos das Crianças na Internet. Não conheces???

Então lê e vê se reconheces o direito exemplificado em cada um dos desenhos:

1.
Tens o direito de proteger a tua identidade quando estiveres a utilizar a Web.
2.
Tens o direito de não revelar dados pessoais se não souberes ou não tiveres a certeza de quem está do outro lado.
3.
Tens o direito de participar, de te divertires e de procurar toda a informação disponível que seja adequada à tua idade e personalidade.
4.
Tens o direito de te expressar livremente quando utilizares a Web, desde que respeites sempre os outros.
5.
Tens o direito de ser ouvido e de ser tratado com respeito.
6.
Tens o direito de proteger algo que tenhas criado, não importa onde, até mesmo na Internet.
7.
Tens o direito de ser crítico e debater tudo o que leste ou encontraste na Internet.
8.
Tens o direito de utilizar as novas tecnologias para desenvolver a tua personalidade e melhorar as tuas capacidades.
9.
Tens o direito de te proteger de vírus e lixo eletrónico (spam).


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um slogan para a biblioteca de Santa Maria


Mais uma atividade feita pelos alunos para o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares na escola de Santa Maria - fantásticos slogans para a biblioteca.
Quem sabe se não podemos construir uns marcadores com estes slogans?! 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Um amigo para o Bibliocas


Durante a atividade "Um Dia na Biblioteca" - que celebrou o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - foi pedido aos alunos que dessem um amigo ao Bibliocas que anda tão sozinho pela biblioteca da escola Santa Maria.
Ficam aqui os pretendentes. Será que ele vai gostar deles?!?

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Receção aos 1.ºs anos Formação de Utilizadores EB1/ JI de SMª e EB1 do Bairro Operário

A atividade consistiu num pequeno jogo. Foram distribuídos aos alunos metades de cartões coloridos segundo as cores da Classificação Decimal Universal, que são as cores das cotas dos livros.

                           Os alunos procuravam o seu par completando com a metade do seu cartão.
Em seguida dirigiam-se à estante tendo como referência a cor, escolhendo um livro dessa prateleira.
Depois apresentavam aos colegasa razão da sua escolha, bem como os temas que faziam parte dessa estante.
A sessão terminou com um conto tradicional do Algarve: "O Macaco do Rabo Cortado".
Os alunos do Pré escolar de Santa Maria foram todos comtemplados com este conto, tendo reconhecido também as  vantagens e a necessidade de ter uma biblioteca escolar.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia das Bibliotecas Escolares

É já na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, que se comemora o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
Estarão à tua espera na tua biblioteca várias atividades.
Aparece! Envolve-te e diverte-te!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

(Des)encontros na Net da turma 27

Os (Des)encontros na Net da turma 27 da EB1 Nº1 e da professora Rosa Oliveira.
Trabalho realizado em fevereiro, na sequência da sessão sobre a Segurança na Net.