quarta-feira, 14 de março de 2012

Seguranet - Bairro Operário

Lê aqui os (Des)Encontros na Net das turmas do Bairro Operário que foram assistir às sessões sobre a Segurança na Internet.
Os alunos tinham de completar uma prancha de BD escrevendo as falas das personagens de dois meninos (irmãos) que usavam (mal?) a Internet.

terça-feira, 13 de março de 2012

Bibliocas a mascote da Biblioteca

A mascote da Biblioteca da EB1 de Santa Maria/JI já tem nome. Chama-se Bibliocas.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Navega na Internet... em segurança!

No dia 7 de fevereiro celebrou-se o Dia da Internet Segura e, durante este mês, realizaram-se sessões de esclarecimento para as turmas dos mais crescidos em algumas escolas do 1º ciclo.
Estas imagens são do Bairro Operário onde participaram nas sessões as turmas 4, 7, 8 e 9.
Falou-se sobre a necessidade de cumprir as regras de segurança quando se usa a Internet e na diferença entre o Bullying e o Cyberbullying e ainda de como ter "boas maneiras" na Internet.
Foram usados vídeos e apresentações da Seguranet e no final os alunos completaram, em grupo, a prancha de BD "(Des)Enganos na Net".




Espreita aqui o blogue da turma 9 - 009 Os Espiões - e a notícia que eles dão sobre a segurança na Internet.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Seguranet na EB1 nº3

Mais uma vez, durante o mês de fevereiro, se realizam as sessões sobre a segurança na Internet - este ano mais focadas na questão do Bullying e do Cyberbulliyng.
Como nos podemos proteger quando navegamos na Internet? ... e como devemos proceder quando comunicamos com os outros na Internet? As "boas maneiras" são muito importantes!

Aprende mais consultando a página da Seguranet.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Educar pelas Imagens Slogans EB1 Sta Maria

Slogans criados pelos alunos do 2.ºano da turma 12 da prof.ª Paula Campôa, na sessão de Educar pelas Imagens.

“Não compre o que não precisa.” Salvador

“Não encha os seus filhos de brinquedos.” César

“Não deite lixo para o chão!” Salvador

“Use recicláveis.” Délia

“Poupe dinheiro e compre só o que precisa!” Délia

“Prefira sacos de pano nas suas compras.” Pedro

“Compre produtos portugueses!” Juliana

Educar pelas Imagens - Slogans EB1 Bairro Operário

Ontem, final da sessão da atividade "Educar pelas Imagens", um grupo de alunos produziu alguns slogans relacionados com o consumismo.
Lê aqui , este trabalho dos teus colegas da turma 8, do 4.ºano da EB1 do Bairro Operário, do professor Rui Castro.

“Mais vale poupar do que gastar.” Lucas

“Os amigos valem mais do que o dinheiro.” Lucas

“Os brinquedos não são os nossos pais.” Rudi

“Um saco plástico dá para reutilizar várias vezes.” Diogo

“O dinheiro não é tudo na vida!” Lucas


“Pensa bem! Se não tratares bem o sítio onde moras, podes vir a ficar sem ele.” Oliver


“Brinquedos demasiados, dinheiro para os lados.” Ana


“Mais vale reciclar do que muito pagar.” Miguel B.


“Ao reutilizar, o mundo vais salvar.” Simone


“Se muitos sacos vais usar, o mundo vais asfixiar.”
Rui + Lucas


“Lixo no mar, peixes não vais encontrar.” Ana


“Se o dinheiro vais gastar, sem ele vais ficar.” Miguel S.


“Sem peixes no mar, faltará para te alimentar.” Lucas


“Lixo no chão,mundo de poluição.” João


“Com tanto lixo para olhar,para que lado te vais virar?” Ana


“Lixo jogado ao mar, peixes vais matar.” Oliver

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Educar pelas imagens


Todos nós gostamos de comprar coisas, ter jogos novos, sapatos novos, roupa de marca... mas... será que precisamos de tanto? Vamos parar um bocadinho e pensar que consequências tem o nosso consumo no planeta em que vivemos.
A atividade "Educar pelas Imagens" decorreu na Biblioteca Municipal e aqui ficam algumas imagens das turmas do 1º ciclo que aderiram a estes ateliês.
A atividade foi pensada e dinamizada pelos vários professores bibliotecários que compõem o Grupo de Trabalho das Bibliotecas das Terras do Infante - as bibliotecas (municipais e escolares) de: Lagos, Vila do Bispo e Aljezur.