segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Receção aos Novos Alunos

A Receção aos alunos dos 1.ºs anos na Biblioteca Escolar foi realizada pela professora bibliotecária Lígia Duarte nas EB1 do Bairro Operário, Bensafrim, EB1/JI de Santa Maria e EB1 N.º3 de Lagos.
A atividade consistiu num pequeno jogo. Foram distribuídos aos alunos metades de cartões coloridos (com imagens) segundo as cores da CDU(classificação universal decimal), que são as cores das cotas dos livros.


Cada aluno procurava o seu par completando a metade do cartão.
Em seguida deslocavam-se à prateleira da estante tendo como referência a cor, escolhendo um livro dessa prateleira. Depois apresentavam aos colegas a razão da sua escolha, bem como os temas que faziam parte dessa estante.


A sessão terminou com um conto tradicional do Algarve."O macaco do rabo cortado".Os alunos do Pré-escolar também participaram ativamente neste conto.


As imagens que surgiam durante o conto ajudaram à memorização da canção.


Todos as crianças cantaram e fizeram de conta que tocavam viola como a personagem do conto.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Construção de um Livro Digital






O projecto de Promoção da Leitura terminou com a construção de um livro digital elaborado pela professora bibliotecária Lígia, com a colaboração dos alunos das escolas : EB1 do Bairro Operário, EB1 de Bensafrim, EB1 de Espiche e EB1 da Luz. Estes alunos foram os artistas plásticos que fizeram as bonitas ilustrações do livro. Este trabalho teve como base o visionamento do vídeo "A menina que detestava livros" na actividade realizada em Fevereiro.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Feiras do Livro das escolas do Bairro Operário e de Santa Maria

As feiras do livro das escolas de Santa Maria e da Nº1/Bairro Operário chegaram ao fim!
Muitas pessoas visitaram ambas as feiras e realizaram-se várias actividades interessantes.
Foram duas semanas de contacto com livros muito giros!
Aqui fica o registo fotográfico de alguns momentos passados nas feiras.
">

segunda-feira, 23 de maio de 2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vencedora do Concurso de Leitura -EB1N..3 DE LAGOS

Parabéns à Mara Cintra! Foi a aluna vencedora do Concurso de Leitura:"Viaja com os Livros ". Frequenta o 2.º ano ,da turma 21, da Professora Elisabete Barata, na EB1N.º3 de Lagos.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vencedor do Concurso Viaja com os Livros

O Vencedor da Concurso de Leitura foi o aluno Gerson Liliano Sanches, do 3.ºano da turma 29 da EB1 de Bensafrim.
Parabéns Gerson!