quarta-feira, 4 de maio de 2011

Visita do Sr.Borba - Feira do livro Bensafrim

Hoje foi o último dia da feira da Feira do Livro de Bensafrim. Encerrámos este dia com uma visita muito especial à nossa escola - O Sr.Borba!


Todos os alunos e professores receberam o Sr. Borba com carinho e entusiasmo.


Contou-nos muitas histórias...! Como era Lagos antigamente, quando não havia esgotos nem água canalizada no nosso concelho. Até histórias de muitas pessoas que quase todos os adultos da escola conheceram e o que elas faziam.


Falou-nos das" Maias", que eram bonecas feitas de pano com roupas coloridas, colares e flores. Estas bonecas colocavam-se às portas das casas, comemorando assim a primavera.


Conhecem as "rolhas de maio"? Pois é! São bolinhos feitos de massapão (massa de amêndoa,doce fino) em forma de rolha e dentro tinha um papelinho com uma quadra escrita. No dia 1 de Maio era costume fazer um piquenique no campo. E dizia-se: Vamos desarrolhar o Maio!


E tantas histórias!!! E ainda aquela do mês que há-de vir...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Feira do Livro em Bensafrim









A Feira do livro em Bensafrim já está montada e vai durar três dias - 2, 3 e 4 de Maio.


APARECE!

terça-feira, 26 de abril de 2011


Mais um período começa e, com ele, duas feiras do livro para visitar: uma na EB1/JI de Santa Maria e outra na EB1 Nº1/Bairro Operário.
Podes encontrar livros bem bonitos e interessantes durante esta semana.
Não te esqueças, as feiras acabam na Sexta feira.

O tigre Mimi e o galito Ricó




Assinalando este primeiro dia de feira no Bairro Operário tivemos a presença da escritora e contadora de histórias Gisela Oliveira.

O seu primeiro livro chama-se "O tigre Mimi e o galito Ricó" e é o primeiro livro de uma colecção dedicada aos meninos entre os 3 e os 9 anos.
Os alunos ajudaram a escritora a contar a história, entusiasmando-se com as aventuras do tigre e do galito.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Actividades realizadas na BE de Santa Maria

Alguns alunos da escola de Santa Maria, além de participarem em todas as actividades programadas para a Semana da Leitura e no concurso “Viaja com os livros”, voluntariaram-se para a realização do cartaz de divulgação da feira do livro que irá ocorrer na primeira semana de aulas do 3º período e animaram alguns momentos na biblioteca, contando histórias com o auxílio de fantoches.



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Semana da Leitura - Contos do Mundo

De 4 a 8 de abril as Bibliotecas Escolares das EB1N.3 de Lagos e EB1 de Bensafrim assinalaram a Semana da Leitura com a actividade "Contos do Mundo", com a professora bibliotecária Lígia Duarte,dando continuidade ao projecto desenvolvido no ano lectivo anterior. Os alunos estrangeiros escreveram na sua língua materna algumas palavras. Os colegas viram, ouviram e aprenderam palavras noutros idiomas.

Começaram por assinalar no mapa o seu país de origem com bandeirinhas dos respectivos países.
Também foi explicado o significado das cores das bandeiras. Os alunos participaram com muito entusiasmo nestes momentos de partilha de pratos típicos, tradições e costumes de outras culturas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Semana da Leitura - Concurso: "Viaja com os Livros"

Durante a Semana da Leitura foram muitos os alunos que concorreram ao concurso"Viaja com os livros". No início das aulas os professores leram diariamente,um excerto de um livro aos seus alunos. Os alunos foram à biblioteca e preencheram os cupões. Agora é só aguardar os resultados! Quem será o vencedor?