Contou-nos muitas histórias...! Como era Lagos antigamente, quando não havia esgotos nem água canalizada no nosso concelho. Até histórias de muitas pessoas que quase todos os adultos da escola conheceram e o que elas faziam.
Falou-nos das" Maias", que eram bonecas feitas de pano com roupas coloridas, colares e flores. Estas bonecas colocavam-se às portas das casas, comemorando assim a primavera.
Conhecem as "rolhas de maio"? Pois é! São bolinhos feitos de massapão (massa de amêndoa,doce fino) em forma de rolha e dentro tinha um papelinho com uma quadra escrita. No dia 1 de Maio era costume fazer um piquenique no campo. E dizia-se: Vamos desarrolhar o Maio!
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Visita do Sr.Borba - Feira do livro Bensafrim
Etiquetas:
Bibliotecas,
Borba,
EB1 Bensafrim,
Feira do livro 2011,
Lígia,
Visita do Sr
segunda-feira, 2 de maio de 2011
terça-feira, 26 de abril de 2011
Mais um período começa e, com ele, duas feiras do livro para visitar: uma na EB1/JI de Santa Maria e outra na EB1 Nº1/Bairro Operário.
Podes encontrar livros bem bonitos e interessantes durante esta semana.
Não te esqueças, as feiras acabam na Sexta feira.
Podes encontrar livros bem bonitos e interessantes durante esta semana.
Não te esqueças, as feiras acabam na Sexta feira.
Etiquetas:
EB1 nº1 de Lagos,
EB1/JI de Santa Maria,
Feira do livro
O tigre Mimi e o galito Ricó
Assinalando este primeiro dia de feira no Bairro Operário tivemos a presença da escritora e contadora de histórias Gisela Oliveira.
O seu primeiro livro chama-se "O tigre Mimi e o galito Ricó" e é o primeiro livro de uma colecção dedicada aos meninos entre os 3 e os 9 anos.
Os alunos ajudaram a escritora a contar a história, entusiasmando-se com as aventuras do tigre e do galito.
Os alunos ajudaram a escritora a contar a história, entusiasmando-se com as aventuras do tigre e do galito.
Etiquetas:
EB1 nº1 de Lagos,
Feira do livro,
Gisela Oliveira
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Actividades realizadas na BE de Santa Maria
Alguns alunos da escola de Santa Maria, além de participarem em todas as actividades programadas para a Semana da Leitura e no concurso “Viaja com os livros”, voluntariaram-se para a realização do cartaz de divulgação da feira do livro que irá ocorrer na primeira semana de aulas do 3º período e animaram alguns momentos na biblioteca, contando histórias com o auxílio de fantoches.



quarta-feira, 13 de abril de 2011
Semana da Leitura - Contos do Mundo
Etiquetas:
Bibliotecas,
EB1 de Bensafrim,
EB1 nº3 de Lagos,
Lígia,
Semana da Leitura (2011)
terça-feira, 12 de abril de 2011
Semana da Leitura - Concurso: "Viaja com os Livros"
Durante a Semana da Leitura foram muitos os alunos que concorreram ao concurso"Viaja com os livros". No início das aulas os professores leram diariamente,um excerto de um livro aos seus alunos. Os alunos foram à biblioteca e preencheram os cupões. Agora é só aguardar os resultados! Quem será o vencedor?
Subscrever:
Mensagens (Atom)
