sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Cristiana e a Susana na EB1 Nº1

Esta semana a Cristiana e a Susana, da turma 6ºG da EB2,3 Nº1, foram convidadas pela professora bibliotecária Susana Mó a ir à Biblioteca da EB1 Nº1 no âmbito das várias actividades relacionadas com a feira do livro da escola.
As alunas apresentaram uma versão em rap do poema "Domingos" do livro "Real...mente" da escritora Teresa Guedes.


Assistiram alunos dos 1º e 4º anos que também participaram no rap.

O rap:

terça-feira, 20 de abril de 2010

Contos do Mundo



Sabias que , no nosso agrupamento temos alunos dos cinco continentes?
Senão vê os países de origem dos alunos das nossas escolas (além de Portugal, claro):
Alemanha, Angola, Áustria, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, China, Estados Unidos, França, Guiné, Holanda, Inglaterra, Itália, Irlanda, Marrocos, Moldávia, Paquistão, Roménia, Rússia, Suiça, Ucrânia e Zimbabwe.
Para celebrar todas estas nacionalidades montámos uma exposição itinerante - Contos do Mundo - com livros e jornais escritos em várias línguas e com as bandeiras e curiosidades dos países dos vários meninos.
Na passada semana esteve na EB1 Nº1 e, esta semana, vai estar na EB1/JI de Santa Maria.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Concurso Leitor/Escritor

No próximo dia 23 de Abril (Sexta-feira), serão entregues os prémios do Concurso Leitor/Escritor deste ano, dedicado à escritora Fátima Éffe.
A entrega dos prémios terá lugar no ginásio da antiga Escola Secundária Gil Eanes, às 10.00h.

Os premiados do 1º ciclo do nosso agrupamento são os seguintes:
1º/2º ano
Categoria Ilustração
1º classificado
Luana Gomes Bengalinha, turma 30/1º ano (professora Carina de Almeida - Bensafrim)
2º classificado
André Ivan da Luz Rosa, turma 4/2º ano (professora Marta Zilhão - EB1 Nº1)
Menções Honrosas
Amity Ambra McLean, 1º ano (professora Teresa - EB1 Nº1)
Leonardo Santos, turma 17/1º ano (professora Ana Paula Farinha - EB1 Nº3)
3º/4º ano
Categoria Texto
3º classificado (trabalho de grupo)
Beatriz da Silva, Inês Arribança, Patrick Cauley, turma 38/4ºano (professora Flora Machado - EB1 de Luz)
Menções Honrosas
Catarina Monteiro, turma 8/4ºano (professora Telma Duarte - EB1 Nº1)
Mariana Gonçalves e Matheus Leite, turma 14/4ºano (professora Paula Campôa - EB1/JI de Santa Maria)
Categoria Ilustração
1º classificado
Andreia Patrícia Silva Ramos, turma 6/3ºano (professora Fátima Bate - EB1 Nº1)
2º classificado (trabalho de grupo)
Luciana Schiffer, Pedro Pereira, Rita Tavares, turma 38/4ºano (professora Flora Machado - EB1 de Luz)
3º classificado (trabalho de grupo)
Jana Nica e Tatiana Coutinho, turma 6/3ºano (professora Fátima Bate - EB1 Nº1)
Menções Honrosas
Andreia, turma 13/3ºano (professora Elisete Louro - EB1/JI de Santa Maria)
Mariana R., turma 14/4ºano (professora Paula Campôa - EB1/JI de Santa Maria)
Parabéns a todos!

sexta-feira, 26 de março de 2010

A Minha Família

A minha família
É muito engraçada,
Só a tia Cecília
É que é zangada!

O meu tio Fernando
É muito feio
E diz "eu mando",
Ou "te odeio".

A minha tia mariana
Só tem um pé
Será que é da cama?
Ou do chulé?

A minha prima Inês,
É chinesa,
Gosta de um camponês,
De mãe francesa.

Uma família assim,
Ninguám tem.
Só a Cláudia Dias
E mais ninguém!

Cláudia Dias, turma 27, 4º ano
EB1 Nº3

Abecedário Trapalhão da Turma 20 da EB1 Nº3 de Lagos

A é a Alice a fazer uma parvoíce
A é a Ana a comer uma banana
A é o André que só bebe leite com café
A é o António a tocar harmónio
B é a Beatriz que caiu e partiu o nariz
C são as Catarinas que comem muitas tangerinas
D é o Daniel, no dedo, tem um anel
G é o Gabriel que caiu no pote de mel
I é a Inês que só ouve chinês
J são os Joões que são uns grandes mandriões
L é a Letícia fez um bolo que delícia!
M é o Martim guloso por pudim
P é a aula que conversa muito na aula
R é o rafael que não faz nada no papel
R é o Rodrigo que é muito bom amigo
R é o Ricardo que foge do leopardo
S é o Stanislav que desenhou uma clave
V é o Vítor que sabe as letras de cor

Turma 20, 2º ano
EB1 Nº3

A Minha Poesia

Hoje acordei lentamente
Com uma música diferente
Ali estava a Primavera
Como eu fiquei contente.

Mas depressa me despachei
E o pequeno-almoço tomei
E à escola
Atrasada não cheguei.

Diana Sofia Pereira, 3º ano
EB1 de barão de São João

A Minha Rua

A minha rua é bonita
tem muitos carrinhos
meninos e meninas
vizinhos e vizinhas.

Tenho a farmácia à frente
mais acima é o mercado
fazem lá a Fetal
com a feira do gado.

A minha rua é a descer
e tem muita inclinação
dá para andar de skate
nas noites quentes de Verão.

Pedro Augusto Vieira, turma 31, 2º ano
EB1 de Bensafrim