segunda-feira, 19 de abril de 2010

Concurso Leitor/Escritor

No próximo dia 23 de Abril (Sexta-feira), serão entregues os prémios do Concurso Leitor/Escritor deste ano, dedicado à escritora Fátima Éffe.
A entrega dos prémios terá lugar no ginásio da antiga Escola Secundária Gil Eanes, às 10.00h.

Os premiados do 1º ciclo do nosso agrupamento são os seguintes:
1º/2º ano
Categoria Ilustração
1º classificado
Luana Gomes Bengalinha, turma 30/1º ano (professora Carina de Almeida - Bensafrim)
2º classificado
André Ivan da Luz Rosa, turma 4/2º ano (professora Marta Zilhão - EB1 Nº1)
Menções Honrosas
Amity Ambra McLean, 1º ano (professora Teresa - EB1 Nº1)
Leonardo Santos, turma 17/1º ano (professora Ana Paula Farinha - EB1 Nº3)
3º/4º ano
Categoria Texto
3º classificado (trabalho de grupo)
Beatriz da Silva, Inês Arribança, Patrick Cauley, turma 38/4ºano (professora Flora Machado - EB1 de Luz)
Menções Honrosas
Catarina Monteiro, turma 8/4ºano (professora Telma Duarte - EB1 Nº1)
Mariana Gonçalves e Matheus Leite, turma 14/4ºano (professora Paula Campôa - EB1/JI de Santa Maria)
Categoria Ilustração
1º classificado
Andreia Patrícia Silva Ramos, turma 6/3ºano (professora Fátima Bate - EB1 Nº1)
2º classificado (trabalho de grupo)
Luciana Schiffer, Pedro Pereira, Rita Tavares, turma 38/4ºano (professora Flora Machado - EB1 de Luz)
3º classificado (trabalho de grupo)
Jana Nica e Tatiana Coutinho, turma 6/3ºano (professora Fátima Bate - EB1 Nº1)
Menções Honrosas
Andreia, turma 13/3ºano (professora Elisete Louro - EB1/JI de Santa Maria)
Mariana R., turma 14/4ºano (professora Paula Campôa - EB1/JI de Santa Maria)
Parabéns a todos!

sexta-feira, 26 de março de 2010

A Minha Família

A minha família
É muito engraçada,
Só a tia Cecília
É que é zangada!

O meu tio Fernando
É muito feio
E diz "eu mando",
Ou "te odeio".

A minha tia mariana
Só tem um pé
Será que é da cama?
Ou do chulé?

A minha prima Inês,
É chinesa,
Gosta de um camponês,
De mãe francesa.

Uma família assim,
Ninguám tem.
Só a Cláudia Dias
E mais ninguém!

Cláudia Dias, turma 27, 4º ano
EB1 Nº3

Abecedário Trapalhão da Turma 20 da EB1 Nº3 de Lagos

A é a Alice a fazer uma parvoíce
A é a Ana a comer uma banana
A é o André que só bebe leite com café
A é o António a tocar harmónio
B é a Beatriz que caiu e partiu o nariz
C são as Catarinas que comem muitas tangerinas
D é o Daniel, no dedo, tem um anel
G é o Gabriel que caiu no pote de mel
I é a Inês que só ouve chinês
J são os Joões que são uns grandes mandriões
L é a Letícia fez um bolo que delícia!
M é o Martim guloso por pudim
P é a aula que conversa muito na aula
R é o rafael que não faz nada no papel
R é o Rodrigo que é muito bom amigo
R é o Ricardo que foge do leopardo
S é o Stanislav que desenhou uma clave
V é o Vítor que sabe as letras de cor

Turma 20, 2º ano
EB1 Nº3

A Minha Poesia

Hoje acordei lentamente
Com uma música diferente
Ali estava a Primavera
Como eu fiquei contente.

Mas depressa me despachei
E o pequeno-almoço tomei
E à escola
Atrasada não cheguei.

Diana Sofia Pereira, 3º ano
EB1 de barão de São João

A Minha Rua

A minha rua é bonita
tem muitos carrinhos
meninos e meninas
vizinhos e vizinhas.

Tenho a farmácia à frente
mais acima é o mercado
fazem lá a Fetal
com a feira do gado.

A minha rua é a descer
e tem muita inclinação
dá para andar de skate
nas noites quentes de Verão.

Pedro Augusto Vieira, turma 31, 2º ano
EB1 de Bensafrim

quinta-feira, 25 de março de 2010

Vou Ter Uma Irmã (ão)

Um irmão está a chegar
Mas ninguém sabe
O nome que lhe irá dar.
Será menino ou menina?
Se calhar é um par!

Eu digo que é futebolista
Porque dá muitos pontapés
Será que vai ser Benfiquista?
Será que vai gostar de lavar os pés?

O meu irmão diz que é bailarina
Será que é uma menina
Dançarina?

O meu mano/mana vai nascer
E o leitinho vai ter que beber
Será que vai nascer, um dia ao AMANHECER?

Hugo Alegre, turma 27, 4º ano
EB1 Nº3

Sentimento

(poema seleccionado para o concurso "Faça Lá Um Poema...")

Um cego não vê
Mas sente.
Um surdo não ouve
Mas sente.
Um autista nem sempre fala
Mas sente.
Uma pessoa “normal”
Vê, anda, não tem autismo
E sente.
Quem é diferente?
Quem não sente.

Irina, turma 14, 4º ano
EB1/JI de Santa Maria