sexta-feira, 26 de março de 2010

A Minha Rua

A minha rua é bonita
tem muitos carrinhos
meninos e meninas
vizinhos e vizinhas.

Tenho a farmácia à frente
mais acima é o mercado
fazem lá a Fetal
com a feira do gado.

A minha rua é a descer
e tem muita inclinação
dá para andar de skate
nas noites quentes de Verão.

Pedro Augusto Vieira, turma 31, 2º ano
EB1 de Bensafrim

quinta-feira, 25 de março de 2010

Vou Ter Uma Irmã (ão)

Um irmão está a chegar
Mas ninguém sabe
O nome que lhe irá dar.
Será menino ou menina?
Se calhar é um par!

Eu digo que é futebolista
Porque dá muitos pontapés
Será que vai ser Benfiquista?
Será que vai gostar de lavar os pés?

O meu irmão diz que é bailarina
Será que é uma menina
Dançarina?

O meu mano/mana vai nascer
E o leitinho vai ter que beber
Será que vai nascer, um dia ao AMANHECER?

Hugo Alegre, turma 27, 4º ano
EB1 Nº3

Sentimento

(poema seleccionado para o concurso "Faça Lá Um Poema...")

Um cego não vê
Mas sente.
Um surdo não ouve
Mas sente.
Um autista nem sempre fala
Mas sente.
Uma pessoa “normal”
Vê, anda, não tem autismo
E sente.
Quem é diferente?
Quem não sente.

Irina, turma 14, 4º ano
EB1/JI de Santa Maria

O Rei de Avis

(poema seleccionado para o concurso "Faça Lá Um Poema...")

No reino de Avis
Tentavam pôr água
Nos seus barris,
Para serem gentis.

Depois na luta
Aconteceu algo curioso.
Um marinheiro tonto
Colocou uma truta
No barril da fruta.

Veio a tempestade
Entornou os barris
Ficaram sem água
Os marinheiros gentis.

No final da luta
Já estavam todos amigos
Sentaram-se,
Assaram a truta
E comeram a fruta.

Era um reino feliz
O reino de Avis!

Diogo Martins, turma 27, 4º ano
EB1 Nº3

O Mar

(poema seleccionado para o concurso "Faça Lá Um Poema...")

De manhã ao acordar
Desperto com alegria.
Da minha janela vejo o mar
Bom dia… Bom dia…

O mar é muito luminoso
Que não pára de brilhar.
É uma coisa tão linda
Que não dá para acreditar.

À beira do mar
Eu gosto de passear
Faz-me sentir feliz
E posso relaxar.

Estava eu a passear
Quando comigo veio dar
Um búzio especial
Onde se pode ouvir o mar.

Todos os dias de manhã
Vou logo a correr
Para ver o reflexo do sol
No mar, a nascer.

Samilla Sousa, turma 8, 4º ano
Professora Telma
EB1 Nº1

Dia Mundial da Poesia

No passado dia 21 de Março comemorou-se o Dia Mundial da Poesia (e começou a Primavera...).

Os meninos do 1ºciclo já tinham, em Fevereiro, feito poesias para concorrer a um concurso chamado "Faça Lá Um Poema...".

Deixamos aqui os três poemas escolhidos, na altura, para irem a concurso e mais alguns feitos pelos meninos nas várias escolas do agrupamento.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas promove, todos os meses, ateliês nas bibliotecas escolares e pólos de leitura. Para isso conta com a dinamização de quatro "animadoras", Ana Ramalhete, Susana Medeiros, Nelda Magalhães e Catarina Nunes que, por terem áreas de formação tão diversas (escrita, teatro, artes plásticas), conseguem trazer aos alunos uma variedade de experiências bastante divertidas e dinâmicas.

Este é um ateliê dinamizado por Catarina Nunes, na Biblioteca Escolar da EB1 Nº3:

Ateliê "Mensagem Secreta"

Alguma vez enviaste uma mensagem secreta a um amigo?? Vamos aprender a brincar com uma nova forma de ler, jogar com as palavras e baralhá-las de uma forma divertida e lógica. Para isso vamos construir um codificador/descodificador que só tu e o teu amigo secreto vão partilhar.