Mostrar mensagens com a etiqueta EB1/JI de Santa Maria. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta EB1/JI de Santa Maria. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 9 de abril de 2013

Uma Tarde de BD

Na primeira tarde de aulas do 3º período 4 turmas do Bairro Operário e de Santa Maria foram à Júlio Dantas aprender, com os alunos mais velhos, a desenhar pranchas de BD.
Tiveram a companhia dos alunos do 9ºano e dos alunos da turma 11ºF, com destaque para o João Pissaro e o Miguel Silva que são já uns verdadeiros profissionais na arte de desenhar Manga.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

segunda-feira, 11 de março de 2013

Kit do Mar

Explora o Kit do Mar nesta Semana da leitura cujo tema é... precisamente, O MAR!
Tens livros para ver, desenhos para pintar, origamis para montar...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Kit do Mar

Já está nas vossas bibliotecas o Kit do Mar. Lá podes encontrar livros (científicos e de histórias) sobre o mar, sugestões de dobragens. desenhos e até um contato eletrónico para pesquisar mais materiais sobre este tema. Vai à biblioteca com o teu professor e com os teus colegas! Seleciona o que mais mais gostares! 

Aqui estão alguns exemplos de origamis (dobragens ). São muito fácéis!
São todos feitos a partir de um simples quadrado. Para isso tens à disposição papéis coloridos já cortados.
Podes ainda escolher e colorir animais marinhos  utilizando a técnica que mais gostares.Permite-te ainda, fazer trabalho em grupo ou individual ,com eles ou com os origamis.
 Decora a tua sala ou biblioteca! Se quiseres ensina o teu mano mais novo! Diverte-te!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Escritora Ondina Santos

É já na próxima semana que a escritora Ondina Santos vai estar em todas as escolas do nosso agrupamento.
Ondina Santos escreve poesia e vai dinamizar sessões com os alunos.No dia 25 de fevereiro estará na EB1/JI de Santa Maria, dia 26 na EB1 do Bairro Operário e dia 27 nas EB1 de Espiche e Luz.
E vocês já leram as poesias  da escritora? Ou ... já fizeram poemas?
Na biblioteca da tua escola há uma biografia. Vai até lá e podes ficar a saber mais sobre Ondina Santos!   

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A Lenda do Palácio sem Portas

Participando no Projeto Conhecer a Cidade a turma da professora Ana Paula Câmpoa encenou um teatro de fantoches que conta a lenda do Palácio sem Portas, estranho edifício que existia em Odeaxere, no tempo dos mouros.
A técnica Tânia Fernandes, da Câmara Municipal de Lagos, ajudou a dinamizar esta atividade.
Primeiro leram a lenda, depois construíram os fantoches e, por fim, fizeram o teatro!




O Palácio sem Portas (1597)

Próximo de Lagos, no caminho para Odiáxere, houve em tempos uma horta e dentro desta um estranho prédio alto. Não tinha uma única abertura e tanto janelas como portas eram fingidas. Telhado, também não tinha. Sobre toda a extensão do prédio corria uma grande açoteia. Ao que parece, esta extraordinária construção durou alguns séculos assim, sem préstimo para ninguém.
Aquela horta pertencia a uma pobre família que nada mais tinha de seu e por isso ali habitava nuns casebres, procurando viver com o cultivo daquele bocado. Ora aconteceu que quando se mudaram para lá, a mulher não podia dirigir- se à nora que não lhe aparecesse um mouro a convidá-la, por acenos, para se aproximar. Ela fugia ao inquietante convite, mas o mouro vá de segui-la até casa, ou até que alguém lhe saísse ao caminho.
Durante muito tempo a mulher ocultou ao marido a história do mouro, mas, constantemente perseguida, acabou por contar tudo ao companheiro, tanto mais que aquele negócio a trazia irritadiça e adoentada.
O marido, que era um homem fino, ouviu o extraordinário relato e viu logo que se tratava de um mouro encantado, em busca de auxílio. E assim, animou-a e aconselhou-a a ouvir o que o homem tinha para dizer, uma vez que, face à miséria em que viviam, podia ser que, com um pouco de sorte, lhes viesse a caber alguma coisita do tesouro que o mouro devia ter escondido, como ele tinha ouvido contar de vários casos semelhantes.
Ficou mais calma a mulher e, um dia, deixou o mouro aproximar-se, prestando-se a ouvi-lo. E o homem contou-lhe, então, com voz branda e terna, que estava ali encantado há muito, esperando por quem ajudasse ao seu encantamento. Junto a si conservava uma fortuna em ouro e pedras preciosas que de bom grado daria a quem auxiliasse.
-Mas, o que é preciso fazer para o desencantar? - perguntou a mulher, com os olhos já  a brilhar só de  pensar na futura felicidade dos seus.
-É necessário que alguém mande construir aqui uma casa com janelas às quais ninguém se assome, com portas por onde ninguém possa entrar e com telhado em que não se use telha. E, por fim, é preciso que a casa assim permaneça um século, e só depois seja aproveitada para qualquer coisa.
As condições desanimaram a mulher. Em primeiro lugar, eles não tinham dinheiro para construir fosse o que fosse, e depois ia ser a chacota da vizinhança um prédio sem portas, sem janelas, sem telhado. No entanto, contou tudo, tintim por tintim, ao marido.
Este ouviu-a e, por fim, respondeu peremptório:
-Não há dúvida, mulher! Mãos à obra e construa-se o prédio tal qual como ele o quer!
-Mas, ó homem, aonde vamos nós buscar o dinheiro para isso?
-Ao trabalho, está bom de se ver! Ao trabalho e às privações! Trabalha-se enquanto se puder, hipoteca-se a horta, empenham-se as tuas argolas e os teus brincos…e sempre a trabalhar! Verás que há-de valer a pena!    
E assim fizeram. Ao fim de algum tempo de duros sacrifícios de toda a família, o prédio foi construído, exatamente como o mouro recomendara.
Foi então que ele voltou a aparecer, para grande júbilo da mulher, que nunca mais o voltara a ver. E nessa altura, levantou uma grande laje que havia no chão, que ela nunca reparara, puxando-a  por uma grossa argola, pondo a descoberto uma imensa riqueza em ouro e jóias. O mouro entregou à mulher todos os valores e despediu-se dela, agradecendo infinitamente o bem que lhe fizera dando-lhe um beijo.
Beijo de fogo, porém! A infeliz sentiu-se imediatamente uma secura num ardor de garganta tais que parecia estar a consumir-se em fogo. A partir de então não conseguiu voltar a ingerir qualquer alimento sólido.
Durante largos meses sobreviveu a pobre à custa de caldos de leite, num sofrimento atroz. Por fim, cansada de tanto sofrer, fechou os olhos e deixou-se morrer. Por algum tempo, marido e filhos choraram a sua morte, mas, como quase tudo na vida, nestas coisas de sentimentos acabaram por a esquecer. Tanto mais que estavam ricos e felizes.
Quanto ao prédio, que como a mulher calculara era motivo de estranheza, continuou intacto e bizarro mais de cem anos, ao que parece. E não era para menos, já que os proprietários corriam o risco de ver evaporar a sua fortuna caso o utilizassem!

Fonte:  FRAZÃO,Fernanda,“Lendas Portuguesas”,  Lisboa, Multilar,1988, p.25-29

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um slogan para a biblioteca de Santa Maria


Mais uma atividade feita pelos alunos para o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares na escola de Santa Maria - fantásticos slogans para a biblioteca.
Quem sabe se não podemos construir uns marcadores com estes slogans?! 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Um amigo para o Bibliocas


Durante a atividade "Um Dia na Biblioteca" - que celebrou o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - foi pedido aos alunos que dessem um amigo ao Bibliocas que anda tão sozinho pela biblioteca da escola Santa Maria.
Ficam aqui os pretendentes. Será que ele vai gostar deles?!?

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Receção aos 1.ºs anos Formação de Utilizadores EB1/ JI de SMª e EB1 do Bairro Operário

A atividade consistiu num pequeno jogo. Foram distribuídos aos alunos metades de cartões coloridos segundo as cores da Classificação Decimal Universal, que são as cores das cotas dos livros.

                           Os alunos procuravam o seu par completando com a metade do seu cartão.
Em seguida dirigiam-se à estante tendo como referência a cor, escolhendo um livro dessa prateleira.
Depois apresentavam aos colegasa razão da sua escolha, bem como os temas que faziam parte dessa estante.
A sessão terminou com um conto tradicional do Algarve: "O Macaco do Rabo Cortado".
Os alunos do Pré escolar de Santa Maria foram todos comtemplados com este conto, tendo reconhecido também as  vantagens e a necessidade de ter uma biblioteca escolar.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vencedores do Concurso de Leitura "Caça aos Livros"

Estes foram os alunos vencedores do Concurso "Caça aos Livros" que se realizou durante a Semana da Leitura:

            Rute Silva  - Turma28 - EB1de Bensafrim
            André Marreiros - Turma 28 - EB1 de Bensafrim
            Lucas Costa  -  Turma 8 - EB1 do Bairro Operário
            Mariana C.   -   Turma 15 - EB1/JI de Santa Maria
            Lara Inácio   -    Turma 27 - EB1 N.º3 de Lagos

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Feira do Livro em Santa Maria





A decorrer de 23 a 27 de abril.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Encontro com o escritor João Manuel Ribeiro

Na tarde do dia 18 de abril, no auditório da EB2,3 da Tecnopolis alunos dos 4.ºs anos tiveram oportunidade de assistir a uma sessão com o escritor João Manuel Ribeiro.
Houve momentos de leitura partilhada, construção de rimas a cantar...
...movimentos associados à poesia. Foi uma sessão muito animada! Gostámos muito deste escritor.
Por fim, a sessão de autógrafos aos alunos e professores que compraram alguns dos seus livros dos seus livros.

terça-feira, 13 de março de 2012

Bibliocas a mascote da Biblioteca

A mascote da Biblioteca da EB1 de Santa Maria/JI já tem nome. Chama-se Bibliocas.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Educar pelas Imagens Slogans EB1 Sta Maria

Slogans criados pelos alunos do 2.ºano da turma 12 da prof.ª Paula Campôa, na sessão de Educar pelas Imagens.

“Não compre o que não precisa.” Salvador

“Não encha os seus filhos de brinquedos.” César

“Não deite lixo para o chão!” Salvador

“Use recicláveis.” Délia

“Poupe dinheiro e compre só o que precisa!” Délia

“Prefira sacos de pano nas suas compras.” Pedro

“Compre produtos portugueses!” Juliana

Educar pelas Imagens - Slogans EB1 Bairro Operário

Ontem, final da sessão da atividade "Educar pelas Imagens", um grupo de alunos produziu alguns slogans relacionados com o consumismo.
Lê aqui , este trabalho dos teus colegas da turma 8, do 4.ºano da EB1 do Bairro Operário, do professor Rui Castro.

“Mais vale poupar do que gastar.” Lucas

“Os amigos valem mais do que o dinheiro.” Lucas

“Os brinquedos não são os nossos pais.” Rudi

“Um saco plástico dá para reutilizar várias vezes.” Diogo

“O dinheiro não é tudo na vida!” Lucas


“Pensa bem! Se não tratares bem o sítio onde moras, podes vir a ficar sem ele.” Oliver


“Brinquedos demasiados, dinheiro para os lados.” Ana


“Mais vale reciclar do que muito pagar.” Miguel B.


“Ao reutilizar, o mundo vais salvar.” Simone


“Se muitos sacos vais usar, o mundo vais asfixiar.”
Rui + Lucas


“Lixo no mar, peixes não vais encontrar.” Ana


“Se o dinheiro vais gastar, sem ele vais ficar.” Miguel S.


“Sem peixes no mar, faltará para te alimentar.” Lucas


“Lixo no chão,mundo de poluição.” João


“Com tanto lixo para olhar,para que lado te vais virar?” Ana


“Lixo jogado ao mar, peixes vais matar.” Oliver

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Educar pelas imagens


Todos nós gostamos de comprar coisas, ter jogos novos, sapatos novos, roupa de marca... mas... será que precisamos de tanto? Vamos parar um bocadinho e pensar que consequências tem o nosso consumo no planeta em que vivemos.
A atividade "Educar pelas Imagens" decorreu na Biblioteca Municipal e aqui ficam algumas imagens das turmas do 1º ciclo que aderiram a estes ateliês.
A atividade foi pensada e dinamizada pelos vários professores bibliotecários que compõem o Grupo de Trabalho das Bibliotecas das Terras do Infante - as bibliotecas (municipais e escolares) de: Lagos, Vila do Bispo e Aljezur.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"O dinheiro não cai do céu"... explica a DECO

 Os alunos de algumas turmas de Santa Maria, do Bairro Operário e da Nº3 ficaram a saber como pode ser (facilmente) gasto o dinheiro e aprenderam os melhores truques para o poupar.
Quem explicou tudo foi a Cláudia Cabanitas, da DECO Algarve, que dinamiza o projeto "Brigadas Gerir e Poupar".
Como não se conseguiu chegar a todas as turmas fica aqui o link para aprender mais sobre o tema e aprender também que ..."o dinheiro não cai do céu"! - http://www.gerirepoupar.com/

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Escritora Rita Sobral

De 25 a 31 de Outubro, as EB1 do Bairro Operário, JI/Santa Maria e EB1 N.º3 de Lagos receberam a escritora Rita Sobral para assinalar o Dia das Bibliotecas Escolares. A escritora apresentou os seus contos, colocando num quadro azul as personagens que iam surgindo ao longo da história. Os alunos tiveram oportunidade de interagir com a escritora na apresentação dos seus contos.
No final das sessões houve espaço para compra de livros autografados pela escritora.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Receção aos Novos Alunos

A Receção aos alunos dos 1.ºs anos na Biblioteca Escolar foi realizada pela professora bibliotecária Lígia Duarte nas EB1 do Bairro Operário, Bensafrim, EB1/JI de Santa Maria e EB1 N.º3 de Lagos.
A atividade consistiu num pequeno jogo. Foram distribuídos aos alunos metades de cartões coloridos (com imagens) segundo as cores da CDU(classificação universal decimal), que são as cores das cotas dos livros.


Cada aluno procurava o seu par completando a metade do cartão.
Em seguida deslocavam-se à prateleira da estante tendo como referência a cor, escolhendo um livro dessa prateleira. Depois apresentavam aos colegas a razão da sua escolha, bem como os temas que faziam parte dessa estante.


A sessão terminou com um conto tradicional do Algarve."O macaco do rabo cortado".Os alunos do Pré-escolar também participaram ativamente neste conto.


As imagens que surgiam durante o conto ajudaram à memorização da canção.


Todos as crianças cantaram e fizeram de conta que tocavam viola como a personagem do conto.