terça-feira, 26 de abril de 2011


Mais um período começa e, com ele, duas feiras do livro para visitar: uma na EB1/JI de Santa Maria e outra na EB1 Nº1/Bairro Operário.
Podes encontrar livros bem bonitos e interessantes durante esta semana.
Não te esqueças, as feiras acabam na Sexta feira.

O tigre Mimi e o galito Ricó




Assinalando este primeiro dia de feira no Bairro Operário tivemos a presença da escritora e contadora de histórias Gisela Oliveira.

O seu primeiro livro chama-se "O tigre Mimi e o galito Ricó" e é o primeiro livro de uma colecção dedicada aos meninos entre os 3 e os 9 anos.
Os alunos ajudaram a escritora a contar a história, entusiasmando-se com as aventuras do tigre e do galito.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Actividades realizadas na BE de Santa Maria

Alguns alunos da escola de Santa Maria, além de participarem em todas as actividades programadas para a Semana da Leitura e no concurso “Viaja com os livros”, voluntariaram-se para a realização do cartaz de divulgação da feira do livro que irá ocorrer na primeira semana de aulas do 3º período e animaram alguns momentos na biblioteca, contando histórias com o auxílio de fantoches.



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Semana da Leitura - Contos do Mundo

De 4 a 8 de abril as Bibliotecas Escolares das EB1N.3 de Lagos e EB1 de Bensafrim assinalaram a Semana da Leitura com a actividade "Contos do Mundo", com a professora bibliotecária Lígia Duarte,dando continuidade ao projecto desenvolvido no ano lectivo anterior. Os alunos estrangeiros escreveram na sua língua materna algumas palavras. Os colegas viram, ouviram e aprenderam palavras noutros idiomas.

Começaram por assinalar no mapa o seu país de origem com bandeirinhas dos respectivos países.
Também foi explicado o significado das cores das bandeiras. Os alunos participaram com muito entusiasmo nestes momentos de partilha de pratos típicos, tradições e costumes de outras culturas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Semana da Leitura - Concurso: "Viaja com os Livros"

Durante a Semana da Leitura foram muitos os alunos que concorreram ao concurso"Viaja com os livros". No início das aulas os professores leram diariamente,um excerto de um livro aos seus alunos. Os alunos foram à biblioteca e preencheram os cupões. Agora é só aguardar os resultados! Quem será o vencedor?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Feiras do Livro


Durante a primeira semana do 3.º período decorrerá uma Feira do Livro nas escolas de Santa Maria e Bairro Operário.
Entre os jogos de pistas, as sessões de conto e a apresentação do livro "O Tigre Mimi e o Galito Ricó", da autora Gisela Oliveira, que se irão realizar no âmbito das feiras, poderás encontrar novas propostas de leitura muito divertidas!

sábado, 2 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil


Todos os anos o IBBY (International Board on Books for Young People) pede a um escritor de literatura juvenil ou infantil para escrever um texto para este dia. Neste ano de 2011 a escolhida foi a autora estónia Aino Pervik.
A DGLB (Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas) toma a iniciativa de lançar o cartaz em versão portuguesa, entregando a responsabilidade de criar uma imagem ao vencedor do Prémio Nacional de Ilustração que, este ano, foi Bernardo Carvalho.


Mensagem de 2011:
O Livro Recorda
Aino Pervik
"Quando Arno e o seu pai chegaram à escola, as aulas já tinham começado."

No meu país, a Estónia, quase toda a gente conhece esta frase de cor. É a primeira linha de um livro intitulado Primavera.
leia mais...